"A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual, que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você".
Ensinar aos alunos a cuidarem dos equipamentos de informática, ensiná-los a defenderem-se dos vírus e das armadilhas da Rede Mundial de Computadores, quais sites poderiam visitar, quais e-mails poderiam ser abertos sem riscos de pegar vírus na máquina, verificar se o antivírus está atualizado e funcionando. Depois ensinaria como utilizar as ferramentas do antivírus e como proceder ao encontrar um vírus.
O que fazer para que seus alunos tenham essa experiência?
No laboratório de informática, explicaria a importância da informação imediata, ou seja, a rapidez com que ela chega até nós. Então faria com os meus alunos, um pequeno texto coletivo, registrando as idéias, incentivando e motivando para alimentar o nosso texto.
PLANEJAR A SUA PUBLICAÇÃO:
Tema: Laboratório de Informática da nossa Escola.
Objetivos: 1- Contato dos alunos com o computador; 2- Desenvolvimento cognitivo da escrita e da coordenação motora; 3- A interação dos alunos com a internet, e 4- Elaborar o texto final, com no máximo 10 linhas.
O TEXTO
A chegada dos computadores em nossa escola nos deixou muito felizes e entusiasmados. Através do uso dos computadores as aulas ficaram mais interessantes e diminuíram o número de faltas. Os Alunos começaram a ter uma maior participação nas aulas tirando suas dúvidas com o professor ou mesmo pesquisando na internet. Na escola, os alunos descobriram a facilidade na compreensão dos conteúdos. A mudança foi perfeita porque o ensino deixa de ser tradicionalista e passa a ser reflexivo, conforme a necessidade para o procedimento de ensino. Enfim, graças à inclusão digital estamos vivenciando essa oportunidade.
vamos pensar nas relações entre as pessoas, entre professores e alunos.O que poderíamos destacar como mudanças provenientes do uso das tecnologias, principalmente do uso do computador e da internet. O que passa a acontecer de novo, que antes não era possível? Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação?
Diminuiu o desgaste do professor em sala de aula, os alunos deixaram de ser passivos e estão mais ativos em sala de aula, os conteúdos ministrados estão mais interessantes e mais elaborados através do uso do computador. E com o uso da internet a socialização tornou-se mais ampla através de web fóruns, comunidades e blogs, por exemplo. O processo de aprendizagem deixa de ser restrito tornando-se abrangente, significativo e mais próximo da realidade do aluno, o que facilita também para o professor ministrar o conteúdo proposto.
Ensinar e aprender exige hoje, competência, agilidade, bom entrosamento e profissionais competentes para atuarem na área educacional. Para que o ensino aconteça, o professor deve incentivar os seus alunos a criarem uma rotina de estudo individual e grupal, criar fóruns de discussão. O professor é um instrumento que facilita o aprendizado. O incentivador, motivador da aprendizagem. Com certeza, o aluno bem estimulado começará a caminhar com seus próprios pensamentos. O avanço dos seus estudos tornará mais significativo e prazeroso o processo de aprendizagem.
Fonte de referência: http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm
4 comentários:
Atividade da Unidade 1 25/10/2008
Tema: Tecnologia
Ensinar aos alunos a cuidarem dos equipamentos de informática, ensiná-los a defenderem-se dos vírus e das armadilhas da Rede Mundial de Computadores, quais sites poderiam visitar, quais e-mails poderiam ser abertos sem riscos de pegar vírus na máquina, verificar se o antivírus está atualizado e funcionando. Depois ensinaria como utilizar as ferramentas do antivírus e como proceder ao encontrar um vírus.
Atividade de Navegação 4- Unidade 2 25-10-2008
O que fazer para que seus alunos tenham essa experiência?
No laboratório de informática, explicaria a importância da informação imediata, ou seja, a rapidez com que ela chega até nós. Então faria com os meus alunos, um pequeno texto coletivo, registrando as idéias, incentivando e motivando para alimentar o nosso texto.
PLANEJAR A SUA PUBLICAÇÃO:
Tema: Laboratório de Informática da nossa Escola.
Objetivos:
1- Contato dos alunos com o computador;
2- Desenvolvimento cognitivo da escrita e da coordenação motora;
3- A interação dos alunos com a internet, e
4- Elaborar o texto final, com no máximo 10 linhas.
O TEXTO
A chegada dos computadores em nossa escola nos deixou muito felizes e entusiasmados. Através do uso dos computadores as aulas ficaram mais interessantes e diminuíram o número de faltas.
Os Alunos começaram a ter uma maior participação nas aulas tirando suas dúvidas com o professor ou mesmo pesquisando na internet.
Na escola, os alunos descobriram a facilidade na compreensão dos conteúdos. A mudança foi perfeita porque o ensino deixa de ser tradicionalista e passa a ser reflexivo, conforme a necessidade para o procedimento de ensino.
Enfim, graças à inclusão digital estamos vivenciando essa oportunidade.
Atividade a distância Unidade 4
vamos pensar nas relações entre as pessoas, entre professores e alunos.O que poderíamos destacar como mudanças provenientes do uso das tecnologias, principalmente do uso do computador e da internet. O que passa a acontecer de novo, que antes não era possível? Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação?
Diminuiu o desgaste do professor em sala de aula, os alunos deixaram de ser passivos e estão mais ativos em sala de aula, os conteúdos ministrados estão mais interessantes e mais elaborados através do uso do computador. E com o uso da internet a socialização tornou-se mais ampla através de web fóruns, comunidades e blogs, por exemplo.
O processo de aprendizagem deixa de ser restrito tornando-se abrangente, significativo e mais próximo da realidade do aluno, o que facilita também para o professor ministrar o conteúdo proposto.
Atividade à distância 01 Unidade2
Ensinar e aprender exige hoje, competência, agilidade, bom entrosamento e profissionais competentes para atuarem na área educacional.
Para que o ensino aconteça, o professor deve incentivar os seus alunos a criarem uma rotina de estudo individual e grupal, criar fóruns de discussão.
O professor é um instrumento que facilita o aprendizado. O incentivador, motivador da aprendizagem. Com certeza, o aluno bem estimulado começará a caminhar com seus próprios pensamentos. O avanço dos seus estudos tornará mais significativo e prazeroso o processo de aprendizagem.
Fonte de referência: http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm
Postar um comentário